Revista 22

A Revista 22 é uma produção independente e surge em contraponto ao comportamento atual dos milhares de publicações de fotos nas plataformas digitais. A fotografia não deve se submeter somente ao impulso elétrico do sensor digital e ao brilho do pixel no monitor. A tinta penetrando o papel revela o enquadramento da objetiva. A luz projetada na pequena placa de dióxido de silício de uma fração de segundo nos direciona para uma fotografia que ainda necessita permanecer no mundo físico, palpável, tangível.
Sob profunda admiração do fotógrafo americano Alfred Stieglitz, precursor na exposição de fotografias em galerias como forma de expressão, fundador da Vanguardista Galeria 291 e editor da influente revista Camera Work, nos inspirou para tomarmos caminhos semelhantes.
O Fotoclube Bulb f/22 é um grupo de fotografia independente e compartilha de um ambiente de discussão e produção de fotografia não comercial. Formado por um grupo de aficionados pelo fazer fotográfico, a força motriz dessa união foi o de resgatar o espírito fotoclubista, um movimento tão importante para a difusão e evolução da fotografia brasileira. Inspirados no Foto Cine Clube Bandeirante, precursor da fotografia moderna no Brasil, estes fotógrafos contemporâneos despem–se de vaidade com o objetivo de apresentar suas produções fotográficas dotadas de olhares e técnicas diversificados. Heterogeneidade essa representada em criações de viés expressivo, crítico, documental e autoral. Competências e habilidades misturadas nesse terreno fértil, prestigiado pela luz e o olhar, acuidade visual e sensibilidade de representação imagética daqueles que compuseram esse organismo.
O nome Bulb f22 advém de longas caminhadas madrugada adentro em Amsterdam, onde foi realizado um ensaio de fotografia noturna, pelo idealizador do fotoclube, chamado “Night Watch”. O nome do ensaio não é mera coincidência, inspirado no quadro de mesmo nome do pintor holandês Rembrandt, referência para os fotógrafos por sua capacidade de representação da luz em suas obras, se deu início à uma produção de fotos durante as frias madrugadas. Através da técnica de longas exposições, a mensagem que mais se fazia presente no visor da câmera digital era “bulb f/22”.
O grupo de fotógrafos Bulb f/22 é a comprovação de que a diversidade entre as pessoas, suas diferentes formas de ver, variação de discurso e representação podem habitar o universo fotográfico. Celebramos a tolerância. Nesse ambiente de criação e questionamento sobre a produção atual de fotografia, abrimos uma via de acesso para aqueles que compactuam com nossos ideais e princípios.
Celebrando a vida, o inigualável fotógrafo Thomaz Farkas nos ensinou:
“Viva a fotografia!”

EXEMPLARES EM FEIRAS LITERÁRIAS
Festival Zum 2018 – São Paulo
São Paulo em papel 2019 – São Paulo

TIME
Fundador: Rodrigo Zugaib
Fotográfos Bulb f/22: Amanda Lima / André de Oliveira de Andrade / Andrea Damasceno / Camila Vech / Danielle Quartarolli / Felipe Bataglia / Marcio Neves / Rodrigo Zugaib / Yago Moreira.

CONTATO
[email protected]

facebook
#revista22
#bulbf22
@bulbf22

 Bulb f/22 todos os direitos reservados.